domingo, 13 de setembro de 2009

Abre @ Pestana e Denuncia! / Iade publicidade





A mensagem que queremos transmitir é que um namoro saudável é um namoro não violento como diz o cartaz "Denuncia"
Porquê uma campanha contra a violência no namoro?
Através de diversos estudos por diversas cidades portuguesas chegaram a conclusão que uma em cada quatro jovens já vivenciaram uma experiência violência no namoro . Isto tornasse problemático porque este tipo de violência poderá prelongars-se e itencificarsse numa relação conjugal e sabemos que a violência nos adultos mata, e mata muitas mulheres que foi o alvo da nossa campanha violência nos namoros tendo como vitima a mulher, isto porque também existe violência para com os homens, qualquer tipo de violência é condenável e deverá de ser punida, não existe sexo forte nem sexo fraco apenas vitimas.
Com esta campanha procurasse que os jovens acabem com esta cultura de agressão face ao outro.
Amor violento não é amor, amor é respeito é partilhar com o outro, é construir com o outro uma relação saudável e não fundamentada na violência. Com isto também queria-mos alertar os jovens de que há sinais a que devem estar atentos relativamente a um caracter mais potencialmente violentos que devem estar atentos relativamente á violência nas suas relações, essa violência pode assumir um caracter físico, que no geral é o mais habitual e fácil de ser detectável mas também podem psicológica ou sexual.
Os ciúmes que normalmente existem nas relações afectivas são mau sinal pois geram uma certa confusão entre afecto e sentimentos de posse, controlo, ciúme e isto pode originar os jovens que ao princípio não aceitam bem a violência , comecem a desculpar.
Muitos adolescentes confundem uma cena de ciúmes do qual podem ser agredidos como uma prova de amôr "ele está ciumento porque gosta de mim" "ele tem ciúmes por só me quer para ele e porque não gosta de me ver com mais ninguém .
O sexo forçado também é um dos abusos muito frequentes mas acaba por ser aceite como algo natural, e não tido como violação porque segundo o senso comum a violação envolve estranhos.

Num universo de 4667 jovens (rapazes/raparigas)

25% já tiveram comportamentos abusivos
19:5 % já fizeram violencia emocional
13% agressões físicas
6,7%violencia severa



Devido á falta de estudos comparativos actuais não é possível verificar se os jovens estão mais ou menos agressivos, o que é certo é que existe uma maior consciência em denunciar quase sempre quando essa é a unica saída para se libertaren da relação.



Para tornar a nossa proposta de campanha mais abrangente traduzimos a nossa ideia em diversos suportes, sempre seguindo o nosso slowgan de campanha "ABRE A PESTANA DENUNCIA" Optámos por este slowgan pois "ABRE A PESTANA" e uma expressão muito usada entre a camada jovem, e a nossa linguagem para alem de "agressiva" também tem que ser jovem para atrair a atenção deles e fazelos ver que pode acontecer a qualquer um e que é considerado um crime publico e como tal tem de ser punido e "Denunciado".Na substituição do "a" trivial optámos por por um "@" porque para além de tornar o poster mais aliciante pois tem uma linguagem moderna ainda transmite a ideia de que essa denuncia está a distancia de um simples email .


• Suportes para outdoors / mupis / publicidades para revistas :

Optamos por fazer três posters diferentes que demonstram uma relação a preto e branco muitas vezes silenciada por uma inocência da juventude baseada em diversos comportamentos violentos maioritariamente desvalorizados.
A violência nem sempre aparece de forma directa precisamente para reforçar essa ideia de clandestinidade.


• Spots Publicitários.

O nosso spot consiste num anuncio para a televisao ou cinema tem cerca de ... minutos e tem como musica de fundo a Spessdin Cars da intérprete Imogem Heap e conjugada com filme reforça a ideia de sofrimento dor e vergonha pelo que as vítimas de violência no namoro se sujeitam .


• Suporte para a Rádio:

Para a rádio gravámos e cortámos fazendo uma montagem sonora de uma entrevista que fizemos a uma vítima de violência no namoro que prefere não ser identificada procurámos seguir a mesma música da do anuncio de TV para a campanha ser mais facilmente identificável como se ao ouvirem aquela música rapidamente associarem a gritos a estalos a murros e todas aquelas violências praticadas em casal .


• Flyers com informação:

Neste flyers que supostamente serão distribuidos pelos joevns estarão algumas das principais medidas a tomar quando se é vitima deste tipo de violência.

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