sexta-feira, 17 de abril de 2009

Proposta de trabalho IADE


Montagem de luzes 



Desenvolveu-sse um anúncio de página para o telemóvel Samsung SGH-F250 para ser veiculado nas principais revistas portuguesas com o conceito “Not an Illusion”. Esta publicidade foi desenvolvida com vistas a ressaltar ao máximo o aparelho e focar a atenção do leitor apenas no seu design e estilo. As cores do telemóvel (preto e branco) foram levadas em conta na concepção do grafismo do anúncio, sendo utilizadas em formas geométricas retangulares dispostas ao redor do telemóvel, de forma a destacar o produto, que se encontra no centro. Ao mesmo tempo transmite a idéia de que o novo aparelho não é uma miragem, mas sim o aparelho que os consumidores tanto esperavam, que vai de encontro à manipulação visual, como uma ilusão óptica que confere profundidade à imagem.  Tal esquema gráfico também se assemelha a um alvo, enfatizando o efeito pretendido de reter a atenção direta para o produto. 

A iluminação foi pensada de forma a dar uniformidade ao telemóvel e homogeneidade ao produto como um todo. Nas primeiras tentativas encontramos algumas complicações devido à complexidade da forma do telemóvel.  Após estudarmos a luz e pensarmos no melhor ângulo que favorecia a fotografia do produto, ou seja, que evidenciasse as suas formas e cores por inteiro, decidimos utilizar uma luz frontal superior, de forma que iluminasse todo o aparelho. Além disso, experimentamos diferentes tipos de reflectores como cartolinas platinadas, brancas e cartolina a2 na parte inferior do telemóvel, visto a parte de baixo estar sempre muito escura devido a falta de luz. Porém chegamos à conclusão de que não funcionava para o objetivo pretendido, pois produzia reflexos em outras áreas. Utilizamos então dois reflectores  que colocamos  lado a lado da soft box (45º) para assim canalizar o máximo possível de luz e para podermos controlá-la . Na parte inferior do telemóvel colocamos um pedaço de papel branco pequeno que conseguiu iluminar o que pretendíamos sem produzir reflexos .

Com o problema das luzes solucionado, montamos e preparámos a máquina (hasselblad) de médio formato com a abertura de 16- 11 e focamos a lente, tendo em atenção também o enquadramento.

Já com as fotos tiradas e processadas procedeus-se ao tratamento em photoshop em que se fez um preset no camara raw , limpousse a imagem tirando.lhe o pó e toda a sua sujidade ,e de seguida recortamos cm a pen tool e colamos no fundo escolhido, e assim demos por concluído. 


Nenhum comentário: